Asteroides são geralmente pequenos corpos do Sistema Solar compostos principalmente por minerais rochosos e metálicos refratórios, com algum gelo.
O Cinturão de asteroides ocupa a órbita entre Marte e Júpiter, entre 2,3 e 3,3 AU do Sol. Se pensa ser os restos da formação do Sistema Solar que não se aglutinaram por causa da interferência gravitacional de Júpiter.
O tamanho dos asteroides varia de algumas centenas de quilômetros até o nível microscópico. Todos os asteroides exceto o mais largo, Ceres, são classificados como pequenos corpos do Sistema Solar, mas alguns asteroides como o Vesta e Hygiea podem ser reclassificados como planetas anãos se for mostrado que eles adquiriram equilíbrio hidrostático.
O cinturão de asteroides contém dezenas de milhares, possivelmente milhões, de objetos acima de um quilômetro de diâmetro. Apesar disso, a massa total do cinturão de asteroides dificilmente ultrapassaria mais de mil vezes a da Terra. O cinturão de asteroides é muito espaçadamente povoado; sondas espaciais passam rotineiramente através dele sem incidentes. Asteroides com diâmetro entre 10 e 10−4 m são chamados de meteoroides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário